Seção de Ensino em Inteligência Policial
Dentre as atribuições exercidas pela seção de ensino em inteligência policial, destaca-se a coordenação da capacitação especializada da Polícia Civil no desenvolvimento de habilidades cognitivas e operativas, bem como no domínio das técnicas, ferramentas e fluxos de inteligência de segurança pública.
Os 24 módulos correspondentes à área temática de inteligência reúnem conteúdo aprofundado dos segmentos de análise de dados e de vínculos; avançadas técnicas correlatas à operações, tais como reconhecimento operacional, vigilância, entrevista, recrutamento e infiltração; contrainteligência; inteligência estratégica, financeira, de imagens; criptoativos; além das diligências condizentes ao afastamento de sigilo de dados e interceptação telefônica e telemática; captação ambiental; e das ferramentas tecnológicas de extração de dados de dispositivos eletrônicos.
Ademais, em atenção às peculiares dinâmicas inerentes à atividade de inteligência, a respectiva seção de ensino também desenvolve a prospecção de soluções tecnológicas disponíveis e busca o intercâmbio de capacitação de modo a favorecer a modernização das técnicas, a interlocução entre as agências e conduzir uma destacada formação para eficiente atuação da Polícia Civil do Estado de Goiás na proteção social e combate à criminalidade.
A seção também é responsável pela Área Temática VI – Análise Criminal, portanto todas as ações educacionais que visem capacitar os policiais civis na utilização da análise criminal em suas atividades operacionais, administrativas e estratégicas, será desenvolvida por essa seção de ensino.
Chefe da seção: Renata Vaz do Nascimento Souza, agente de polícia de 1ª classe
Fone: (62) 3201-2469
email: renata.vaz@policiacivil.go.gov.br
Currículo: Graduação em Direito pela Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns-GO
Pós-Graduação:
-
Direito Público pela PUC-GO
-
Teologia pela Mackenzie-SP
Experiência:
Ingressou na Polícia Civil em fevereiro de 2010, inicialmente lotada na cidade de Jataí, onde permaneceu por aproximadamente 7 meses. Em Goiânia trabalhou primeiramente na DEAM, depois na 11ª Delegacia de Polícia de Goiânia, onde já iniciou seu contato com a prática da atividade de inteligência. Posteriormente recebeu convite para trabalhar na Delegacia de Investigação de Homicídios, onde ficou por 4 anos e na seqüência trabalhou também por 4 anos na Superintendência de Inteligência Policial Civil da Polícia Civil.
Em 2021 aceitou o desafio de se tornar conteudista da ESPC, na disciplina de História da Atividade de Inteligência no Brasil e no Mundo, tendo logrado êxito na aprovação de sua apostila. No mesmo ano iniciou como docente da ESPC, ministrando disciplinas na área temática de Inteligência.
Currículo Lattes:
Para verificar cursos com inscrições abertas clique aqui.
Conheça a Matriz Curricular da Polícia Civil (MACPCGO). clique aqui