Seção de Ensino em Inteligência Policial

Dentre as atribuições exercidas pela seção de ensino em inteligência policial, destaca-se a coordenação da capacitação especializada da Polícia Civil no desenvolvimento de habilidades cognitivas e operativas, bem como no domínio das técnicas, ferramentas e fluxos de inteligência de segurança pública.
Os 24 módulos correspondentes à área temática de inteligência reúnem conteúdo aprofundado dos segmentos de análise de dados e de vínculos; avançadas técnicas correlatas à operações, tais como reconhecimento operacional, vigilância, entrevista, recrutamento e infiltração; contrainteligência; inteligência estratégica, financeira, de imagens; criptoativos; além das diligências condizentes ao afastamento de sigilo de dados e interceptação telefônica e telemática; captação ambiental; e das ferramentas tecnológicas de extração de dados de dispositivos eletrônicos.

Ademais, em atenção às peculiares dinâmicas inerentes à atividade de inteligência, a respectiva seção de ensino também desenvolve a prospecção de soluções tecnológicas disponíveis e busca o intercâmbio de capacitação de modo a favorecer a modernização das técnicas, a interlocução entre as agências e conduzir uma destacada formação para eficiente atuação da Polícia Civil do Estado de Goiás na proteção social e combate à criminalidade.

A seção também é responsável pela Área Temática VI – Análise Criminal, portanto todas as ações educacionais que visem capacitar os policiais civis na utilização da análise criminal em suas atividades operacionais, administrativas e estratégicas, será desenvolvida por essa seção de ensino.

Chefe da seção: Ricardo Vilaverde de Oliveira, escrivão de polícia de classe especial I

email: ricardo.vilaverde@policiacivil.go.gov.br

Currículo:

Graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUCGO

Pós-Graduação:

• MBA em Gestão de Software – Unianhanguera – Goiânia-GO
  • Especialização em Análise Criminal com Ênfase em Docência Superior – Faculdade Albert Einstein  – Brasília – DF
  • MBA em Planejamento Estratégico – FGV (Fundação Getúlio Vargas)

Mestrado:

• Mestre em Gestão Estratégica de Engenharia de Software – UNINI (em andamento)

Experiência:

Escrivão de polícia desde o ano 2000, esteve durante muitos anos à frente da gerência responsável pelo desenvolvimento de todas as soluções tecnológicas, especialmente sistemas para as forças de segurança pública do Estado de Goiás, sendo também gestor da Rede Infoseg de 2006 à 2017, resposnável pela área de inovação na Polícia Civil e tendo iniciado o trabalho de análise criminal no ano de 2013. Desde 2004 é instrutor da ESPC nos cursos que envolvem sistemas, análise criminal e gestão, tanto em cursos de formação, capacitação e pós-graduação. As principais funções exercidas nesse período são:

• Coordenador do Núcleo de Tecnologia da Gerência de Operações de Inteligência (GOI) – 2020
  • Gerente de Inovação da SSPGO – 2019
  • Coordenador de Inovação e Tecnologia da Polícia Civil – 2017-2019
  • Chefe da Coordenação de Inovação e Tecnologia da ESPC GO – 2015-2017
  • Chefe do Núcleo de Análise Criminal da PCGO – 2013-2015
  • Gerente de Projetos de Sistemas da SSPGO – 2005-2010
  • Instrutor da ESPC desde 2004

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0708736568264886

Para verificar cursos com inscrições abertas clique aqui.

Conheça a Matriz Curricular da Polícia Civil (MACPCGO). clique aqui