Inauguração do Museu Osvalmir Carrasco

204

Idealizado pelo ex-diretor da ESPC, Dr. Daniel Adorni, à época da inauguração de sua nova sede, em 2015, o  Museu Delegado Osvalmir Carrasco foi um projeto abraçado por seus sucessores,  concluído este mês e inaugurado na última quinta-feira (10/05/2018).

Em entrevista ao site Mais Goiás, o Diretor da Escola Superior da Polícia Civil (ESPC), o delegado Marcelo Aires explicou que a mostra faz um resgate histórico da corporação com o intuito de ressaltar a importância do trabalho dos policiais civis para o Estado, onde destaca entre os itens expostos, Livros de Estatísticas Criminais, Registro de Estrangeiros no Estado, que era feito pela corporação, Registro e Controle de Armas, material cartorário e máquina de emissão de Carteira de Identidade. Além do resgate, o delegado ressalta que a mostra é uma homenagem aos profissionais da corporação, na semana em que se comemora o Dia do Policial Civil (9).

“Para a corporação, o museu é motivo de orgulho, é um sonho antigo de todos os policiais civis que desejavam ter um lugar onde pudessem relembrar os fatos históricos da Polícia Civil”, conclui Dr. Marcelo Aires.

O nome escolhido para o museu é uma homenagem ao delegado de polícia Osvalmir Carrasco, morto em 08 de maio de 2012, com outros quatro delegados e dois peritos, em um acidente aéreo, durante trabalho de reconstituição de crime ocorrido à época.

A abertura contou com o apoio do Policial Civil e Historiador Bruno Garajau e com a presença do Secretário de Segurança Pública, Irapuan Costa Junior, do Delegado Geral da Polícia Civil, Dr.  André Fernandes de Almeida, do Superintendente da Polícia Judiciária, Dr. André Ganga, dos representantes das entidades classistas: Ugopoci, Sindepol, Sinpol, Adpego e Appego; dos filhos do Delegado Osvalmir Carrasco: Laura e Luca; e da sua família, que veio de Tupã especialmente para a inauguração. .

A exposição continua até o próximo dia 30, das 8h às 18h, de segunda-feira a sexta-feira.