Nos dias 01 e 02 de setembro de 2022, aconteceu a 2ª Edição do Curso Implantação de GEACRI. Estiveram na ESPC para receber capacitação para atuar nos GEACRIs (Grupo Especializado no Atendimento às Vítimas de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância), 24 policiais civis de 6 diferentes regionais.
Durante o curso, esses policiais civis receberam formação específica para atendimento às vítimas de crimes de intolerância.
As aulas que tiveram como instrutores o titular do GEACRI, delegado Joaquim Adorno, a escrivã de polícia e chefe da divisão pedagógica da ESPC, Lorenna Dantas Lara, a escrivã de polícia do GEACRI, Lorenna Leal. Também foram convidados os seguintes professores, o Gerente de Diversidade Sexual da SEDS (Secretaria de Desenvolvimento Social de Goiás) , o doutor Rogério Araújo da Silva e a mestre em antropologia social e coordenadora do Projeto Migrantes, vinculado a Advocacy e Direitos Humanos da Diocese Anglicana no Brasil, Yordanna Lara Pereira Rêgo.
Foram tratados vários assunto como a formação da sociedade brasileira, conceitos sobre etnia, raça, racismo, injúria racial, preconceito, discriminação e segregação, diversidade cultural e racial na sociedade brasileira, identidade de gênero, conceito de sexualidade, violência contra a população LGBTQIA+ e a criação do GEACRI.
Esses policiais atuarão em suas regionais como ponto focal para atendimento e investigação dos crimes de intolerância, que hoje são investigados pelo GEACRI.
Veja as fotos do evento: