Marcas Gráficas

pesdPrograma Escola Sem Drogas

A marca gráfica do Programa Escola Sem Drogas deriva também do Brasão da Polícia Civil e foi desenvolvido pelo servidor do Tribunal Regional da 10ª Região, Sérgio Vieira Júnior.  A figura central é um sol, cujos raios lembram a configuração dos sentidos fundamentais e intermediários da rosa dos ventos, ícone que corresponde à volta completa do horizonte. A figura simboliza a luz do conhecimento alcançando os pontos em que a Polícia Civil do Estado de Goiás se faz presente.

Programa Investigador Mirimlogo-pim

A marca gráfica foi desenvolvida pelo Escrivão de Polícia do Estado de Goiás, Daniel José Lemes Reis, que recebeu a missão de elaborar uma proposta de logomarca do Programa Investigador Mirim.

Escolheu-se um “cãozinho” como mascote, pois o cão é um farejador nato utilizado em diversas operações policiais para encontrar drogas, explosivos, armamentos e em suporte à investigação de possíveis ameaças de suspeitos, bem como no resgate de vítimas. Além disso, o cachorro transmite sensação de amizade, lealdade, companheirismo e de aproximação, o que cria uma afinidade e uma familiarização da mascote com a criança.

A vestimenta do cãozinho, o jaleco, o chapéu e a lupa – surgiu por alusão ao estereótipo do investigador inglês que foi genialmente descrito em livros fictícios, enaltecendo a supremacia da investigação policial desempenhada por Sherlock Holmes, Dr. Watson, Hercule Poirot e Miss Marple.