Leia MaisNotícias

A ESPC é a primeira academia de polícia civil a aprovar uma Matriz Curricular própria

Você sabe o que é a Matriz Curricular da Polícia Civil – MACPC/GO?

 

Em fevereiro de 2022 o Conselho Pedagógico da ESPC, aprovou a Matriz Curricular da Polícia Civil (MACPC/GO), que define as diretrizes pedagógicas da ESPC, assim como a aprovação de todas as 138 Ementas da MACPC/GO que compõem os 07 eixos temáticos definidos na MACPC/GO. Após essa aprovação, foi encaminhado para o Conselho Superior da Polícia Civil (CSPC), que no dia 08 de março de 2022, também aprovou a MACPC/GO e o Plano de Desenvolvimento Instituicional (PDI). Este foi um marco histórico na Polícia Civil, pois essas aprovações transformaram definitivamente a ESPC em uma escola com diretrizes e orientações pedagógicas que elevaram a um outro nível o ensino corporativo policial da instituição, sendo a primeira instituição de ensino corporativo policial civil no Brasil a ter uma Matriz Curricular e Plano de Desenvolvimento Institucional desenvolvidos, aprovados e em aplicação na instituição. Esses documentos definem as bases de ensino corporativo da Polícia Civil e norteiam todo o conteúdo a ser ensinado aos policiais civis no desenvolvimento de suas atribuições funcionais, capacitando-os a desempenhar suas atividades com a tecnicidade, competência e eficiência necessárias.

Além de ser um guia sobre as ações educacionais, a MACPC/GO também sistematizou o conhecimento policial civil, dividindo-o em sete áreas temáticas que são as seguintes:

I – Fundamentos em segurança pública

II – Investigação policial

III – Inteligência

IV – Operacional

V – Papiloscopia

VI – Análise criminal

VII – Gestão.

Cada área temática da MACPC/GO foi dividida em 26 disciplinas e 138 módulos, sendo que cada um desses módulos possuem ementas compostas por mapas de competência, carga horária, objetivo, que visa capacitar o aluno a adquirir conhecimento, habilidades e atitudes sobre o assunto e saber aplicar em sua atividade policial, além do conteúdo programático que define exatamente o que será ministrado durante as ações pedagógicas. Todo esse trabalho reuniu até então todo o conhecimento policial civil que os alunos receberão na ESPC, definido quais assuntos o policial civil em seu cargo (agente, delegado, escrivão e papiloscopista) deverá absorver durante toda a sua carreira policial, ou mesmo permitindo que esse conforme sua capacidade, ou vontade de atuar em alguma área, possa se capacitar para isso. O que certamente elevará o nível de capacitação do policial civil a desempenhar de forma mais técnica e eficiente suas atribuições, consequentemente trazendo mais qualidade ao serviço prestado à sociedade.

A MACPC/GO também modificou as regras do processo de ensino corporativo, seguindo o Decreto Estadual n.º 9.738, de 27 de outubro de 2020, que instituiu a Política Estadual de Capacitação e Desenvolvimento Profissional no Estado de Goiás. Esse Decreto definiu a ESPC como Escola de Governo, responsável por desenvolver somente assuntos específicos em relação à Polícia Civil, sendo que  as competências de cunho geral passaram a ser de responsabilidade da Superintendência da Escola de Governo.

No Art. 2º do Decreto estão os objetivos da Política Estadual de Capacitação e Desenvolvimento Profissional que são:

I – melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão por meio da qualificação, da atualização e da capacitação continuada do quadro de pessoal, com o alinhamento das competências requeridas dos servidores às estratégias governamentais;

II – realizar e fomentar ações que contribuam para o desenvolvimento profissional em consonância com as necessidades institucionais e as demandas da sociedade;

III – promover o desenvolvimento nos servidores de competências técnicas e relacionais, propiciando as condições necessárias ao aperfeiçoamento contínuo;

IV – valorizar o servidor por meio da sua capacitação e da implementação de iniciativas que reconheçam seus méritos;

V – fortalecer os processos de evolução funcional por ações de capacitação;

VI – fomentar um ambiente de inovação na administração pública, que conecte servidores, órgãos e parceiros;

VII – disseminar conhecimento em temáticas atualizadas, inspiradoras e criativas por meio de formatos diversificados;

VIII – incentivar e apoiar os servidores, com a valorização de suas habilidades e seus conhecimentos, inclusive na atuação como instrutores e professores nas ações de capacitação das escolas;

IX – adotar medidas para a racionalização e a efetividade dos gastos com capacitação;

X – proporcionar às pessoas envolvidas no contexto laboral um conjunto de ações continuadas que favoreçam o intercâmbio de diferentes conhecimentos, influenciem na qualidade de vida, proporcionem bem-estar e garantam respeito à diversidade; e

XI – estimular parcerias na forma de acordos, ajustes ou outros instrumentos que viabilizem a cooperação e a capacitação entre esferas de governo e seus poderes, empresas e instituições públicas e privadas.

Como uma escola corporativa, focada exclusivamente na atividade policial civil, serão desenvolvidas na ESPC/GO ações educacionais diversas (cursos, seminários, palestras, treinamentos, encontros, exposições, debates) que adotem as diretrizes pedagógicas que sigam as orientações e o conteúdo programático apresentados nas ementas disciplinares que compõem a Matriz Curricular da Polícia Civil – MACPC/GO.

No dia 04 de abril de 2022, foi lançado o Edital 002/2022 – Meu Lugar na ESPC, que tem o objetivo de selecionar conteudistas para a produção de apostilas conforme as 138 ementas já  aprovadas pelo Conselho Pedagógico da ESPC. Os selecionados terão até o mês de junho de 2022 para entregar todo o conteúdo e posteriormente cada material será avaliado pelo Conselho Pedagógico da ESPC, em caso de aprovação, farão parte do material didático da ESPC, utilizados nas ações pedagógicas desenvolvidas. Ainda está previsto para o ano de 2022, conforme preconiza o Decreto Estadual nº 9.738, de 27 de outubro de 2020, o processo de seleção anual dos professores da ESPC. Após selecionados, todos serão capacitados para ministrarem aulas na ESPC seguindo todas as diretrizes da MACPC/GO e do PDI, mantendo assim o padrão de ensino corporativo da Polícia Civil do Estado de Goiás no mais alto nível de ensino pedagógico, com conteúdos relevantes e importantes para o policial civil desempenhar suas atividades profissionais.

Toda equipe da ESPC que participou e está envolvida nesse processo que se iniciou em 2020, assim como todos os envolvidos, sejam conteudistas, professores e colaboradores, tem muito orgulho de poder ver concretizado um sonho antigo de transformar o ensino da Polícia Civil. O que vai ao encontro à nossa Visão “Ser referência na gestão acadêmica do conhecimento e na excelência organizacional”, objetivo que vem sendo incansavelmente buscado para que concluídas essas etapas tenhamos o ensino de cada aluno da ESPC realmente excelente, também cumprindo nossa Missão que é “Transformar pessoas comuns em policiais civis”. Isso tem feito toda equipe obstinada em transformar definitivamente o ensino corporativo da Polícia Civil tanto no Estado de Goiás, como ser instrumento de irradiação de boas práticas pedagógicas para as demais unidades da federação, que tem hoje na ESPC, sua referência como a primeira academia de polícia a definir e aplicar todas essas diretrizes de uma matriz curricular pronta, aprovada e em plena aplicação, um grande orgulho para a Polícia Civil do Estado de Goiás e para todos os goianos.

 

Botão Voltar ao topo

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!