GOIÂNIA 20/11/2017

RSS

Programa Investigador Mirim

Fonte: A A A

Marca gráfica do PIMO Programa Investigador Mirim – PIM é um programa da Coordenação de Ações Sociais da ESPC que busca estreitar os laços entre a Polícia Civil, a Escola e a Família. Atende crianças de 8 a 11 anos e é resultado da mobilização de colaboradores da Polícia Civil do Estado de Goiás que desejam contribuir com a sociedade, oferecendo uma formação mais justa e solidária a cada criança envolvida no Programa.

O PIM busca a instrução e conscientização da criança baseada na tríade:
I) Polícia Civil – o PIM oferecerá atividades que reforcem os valores éticos, morais e os de uma cultura de paz; que forneçam orientações de segurança e noções de cidadania; que auxiliem nas atividades escolares por meio de reforço escolar e que permitam desenvolver momentos lúdicos, recreativos e esportivos.
II) Escola – a escola de cada criança participante emitirá uma declaração de frequência do aluno, pois essa é uma das condições estabelecidas pela Escola Superior de Polícia Civil para a criança participar do PIM. Durante as atividades diárias do PIM, haverá 45 minutos destinados ao reforço escolar, que auxiliará num bom desempenho escolar pelo Investigador Mirim;
III) Família – os familiares dos Investigadores Mirins participarão a cada bimestre, na sede da ESPC, de um encontro com os coordenadores do PIM, O Ciclo de Orientação para os Pais, que tem como objetivo alinhar a conscientização das crianças no PIM com o ambiente familiar, de forma que os responsáveis sejam importantes ratificadores das mensagens do PIM.

Sobre a estrutura e funcionamento do PIM:

O PIM é coordenado pela Analista-chefe Jurema Martins Telho e os professores e monitores são os servidores do quadro da Polícia Civil do Estado de Goiás, que prestam esse trabalho sem prejuízo das suas atribuições habituais.

Os alunos são recebidos no ESPC, às segundas, quartas e sextas-feiras, no período matutino, totalizando 244 horas-aula por semestre e 488 horas-aula por ano.

A matriz curricular está dividida nos seguintes eixos de abordagem: educacional, psicomotor, operacional e transversal, como se vê na tabela a seguir:

 EIXO ORDEM MÓDULOS Anual Semestral
 

Três vezes na semana

CHT* CHT*
Educacional 1 Reforço Escolar 96 48
 
 

 P     M

 S      O

 I   –  T

 C     O

 O     R

2 Atividades Desportivas 32 16
3 Educação Artística 32 16
4 Ética e Cidadania 32 16
5 Orientação Psicológica 32 16
 
O

P

E

R

A

C

I

O

N

A

L

6 Rústico 64 32
7 Bombeiro 32 16
8 Operações Especiais 32 16
9 Investigação 32 16
10 Educação Ambiental 32 16
11 Educação no Trânsito 32 16
 
T   V

R  E

A  R

N  S

S  A

–   L

11 Prevenção ao Uso de Drogas, Bullying e Internet 16 8
12 Educação Alimentar, Financeira e em Segurança 16 8
13 Atividades recreativas, culturais e visitas  8 4
 

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO

 

488

 

244

* CHT – Carga horária total.

Observação: Módulos e carga horária sujeitos à mudança de acordo com a disponibilidade.