GOIÂNIA 17/12/2018

O Brasão da Polícia Civil

Fonte: A A A

logo pcO Brasão da Polícia Civil  foi desenvolvido a partir do Brasão As Armas de Goiás, símbolo do Estado. Esse brasão foi projetado por Luiz Gaudie Fleuri e, após algumas modificações, adotado pelo do governo do presidente Dr. João Alves de Castro, conforme a Lei n.º650 de 30 de julho de 1919.

Há duas interpretações sobre o brasão As Armas de Goiás, mas a versão oficial é a seguinte:brasão Goiás

“A figura central é composta de um coração, representando a posição central do Estado no coração do país, cingido por anéis que representam, horizontalmente, as três bacias principais do Estado – Amazônica, Platina e Francisca – e, verticalmente, os 12 principais rios do Estado que correm para o sul:  S. Marcos,  Veríssimo, Corumbá, Meia Ponte, Bois, Claro, Vermelho, Corrente, Aporé, Sucuri, Verde e Pardo. Na parte superior do coração há uma paisagem que representa o meio rural, com a silhueta bovina, denotando o potencial agropecuário goiano. Aliás, a capacidade agrícola é expressa ainda pelos ramos fumo, milho, arroz, café e cana-de-açúcar que ladeiam e encimam a figura central do brasão. A parte inferior é composta pela bateria do garimpeiro e a chama do fogo com a qual Bartolomeu Bueno assustou os índios ameaçando conseguir por fogo nas águas do rio. O cometa de Biela figura na parte inferior esquerda do coração representando o Rio Araguaia e à direita um vermelho sobre campo amarelo, representando por um losango o ouro aqui encontrado.” (Site do Governo de Goiás)

O Brasão da Polícia Civil incorporou o Brasão As Armas de Goiás e adotou um escudo, flâmulas na parte superior e inferior do brasão estadual e as cores preta e branca em toda a marca gráfica.