GOIÂNIA 19/08/2018

Disciplinas e Professores

Fonte: A A A

JUSTIFICATIVA DAS DISCIPLINAS

O Curso de Especialização Gestão em segurança Pública oferecerá ao profissional policial uma estrutura curricular destinada a motivar a capacidade analítica dos desafios do trabalho no cotidiano urbano e as formas de relacionamento de situações de tensões e conflitos com grupos sociais marginalizados. A proposta consiste, então, em incentivar a leitura e o diálogo através da pesquisa de fenômenos que afetam o funcionamento dos sistemas de segurança publica local e das fragilidades que apresenta para um tratamento mais efetivo dos direitos humanos.

Prof. Anderson César Pimentel Penha – Gerenciamento de Crises

Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1998). Advogado militante entre os anos de 1999 a 2003. Atualmente, Gerente de Planejamento Operacional da Polícia Civil do Estado de Goiás, Ex-Delegado Titular do Grupo de Investigação de Homicídios de Aparecida de Goiânia, Estado de Goiás (GIH/2ªDRP). Especialização em Gestão em Segurança Pública com ênfase em Direito Ambiental (2008). Docência junto à Gerência de Ensino Policial Civil do Estado de Goiás (ESPC- Escola Superior da Polícia Civil). Professor e Instrutor da Força Nacional de Segurança do Ministério da Justiça (FNS/MJ), Palestrante em diversas instituições de ensino superior (PUC-Goiás,
Universo, Cambury, FASAM e Faculdade Padrão). Professor das disciplinas Direito Constitucional e Direito Penal junto à Faculdade Alfredo Nasser – UNIFAN (Graduação e pós-graduação) e ex-professor, nas mesmas disciplinas, junto a Universidade Paulista – UNIP. Professor da ESMEG – Escola Superior da Magistratura do Estado de Goiás. Palestrante junto à ADESG – Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, em Goiás. Experiência profissional nas áreas de Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional, Direito do Consumidor, Direitos Humanos, local de crime de homicídio e latrocínio; busca e apreensão, e Operações Policiais (planejamento e execução).

Prof. Clodoaldo do Nascimento Bastos – Sociologia da Violência e Controle Social

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Goiás (2005), é mestrando em sociologia pela UFG (2017-2019). É agente de polícia civil em Goiás. As principais áreas e temas de pesquisa são: Ética e direitos humanos; cultura, representações e práticas simbólicas; sociologia do cinema, sociologia da violência. Tem experiência como professor de história, filosofia e sociologia no ensino médio e fundamental (2005-2007), filosofia dos direitos humanos, sociologia da violência, polícia e sociedade na ESPC de Goiás.

 

 

 

 

 

Prof. Fábio Alves de Castro Vilela – Gestão de Pessoas

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Goiás (2002) e especialização em Ciências Criminais, Direito Constitucional e Gestão Pública. Ministrou aulas de Direito Constitucional, Penal, Processual Penal e Prática Processual Penal nas Faculdades de Direito da UFG (Goiás-GO), Unievangélica (Anápolis-GO), Unianhanguera (Anápolis-GO) e CESUT (Jataí – GO).
Mestrando em Ciências Políticas pela Universidade Federal de Goiás, com  experiência nas áreas de Gestão Pública e de Direito, com ênfase em Direito Penal e

Processo Penal, assim como nas áreas de Direito Constitucional e Administrativo.

 

 

 

 

Prof. Gustavo Carlos Ferreira – Planejamento Operacional

Mestre em Planejamento e Desenvolvimento Regional pela UNITAU – São Paulo – 2015. Pós Graduado em Ciências Penais pela UNISUL – Santa Catarina (2006).
Pós Graduado em Criminologia, Segurança Pública e Política Criminal pela Faculdade Anhanguera – São Paulo (2013).

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Anápolis – Goiás (2001).

Professor de Direito Penal e Processo Penal na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas/ Goiatuba-GO, desde 2007.

Professor na Escola Superior da Polícia Civil do Estado de Goiás desde 2013 nas disciplinas Investigação Criminal e Planejamento Operacional.

Delegado de polícia, desde 2003 – Diretoria Geral da Polícia Civil do Estado de Goiás, ocupando atualmente a Classe Especial. Lotações: Delegacia de Polícia de Goiatuba-GO, (2003- 2015), Delegacia Regional de Polícia de Itumbiara 6ª DRP (2016),

Gerência de Planejamento Operacional (2016-2018) e CMIT da Gerência de Operações de Inteligência (2018).

Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e Processual Penal; na área da Administração em
Gestão, Planejamento e Desenvolvimento; e na área do ensino policial em Investigação policial e Planejamento operacional.

 

Profa. Kelly Souza de Alencar – Fundamentos Teóricos da Atividade de Inteligência

Especialista em Ciências da Segurança Pública (UEG); Especialista em Análise Criminal (FASEM/GO), graduada em Química (Licenciatura) pela UFG – Universidade Federal de Goiás.
Estatutário DGPC/GO (dedicação exclusiva). Escrivã de Polícia Civil do Estado de Goiás.

Atuou na Gerência de Operações de Inteligência (GOI) da Polícia Civil do Estado de Goiás entre 2005 e 2015.
Atualmente é Instrutora na Escola Superior da Polícia Civil do Estado de Goiás pela Coordenação de Ensino de Inteligência. Especialista em Análise Criminal. Licenciada em Química pela Universidade Federal de Goiás. Outros Cursos: Introdução à Atividade de Inteligência (Coordenação Geral de Inteligência – CGI/SENASP); Análise de Inteligência – Nível Produção do Conhecimento (Coordenação Geral de Inteligência – CGI/SENASP), Curso de Inteligência de Segurança Pública – CISP/SSP-GO, Estágio Especial de Inteligência para Órgãos Civis ministrado pela Escola de Inteligência Militar do Exército – EsIMEX, Brasília/DF; Técnicas de Entrevista e Interrogatório
(FBI); Seminário Internacional – Enfrentamento ao Terrorismo no Brasil – ABIN; Investigação Criminal; Uso da Informação na Gestão de Segurança Pública; Investigação de Crimes de Alta Tecnologia; Violência, Criminalidade e Prevenção; Seminário de Análise Criminal; Tecnologia como Ferramenta da Investigação Policial; Seminário sobre Crimes Cibernéticos, Planejamento Estratégico.

 

Prof. Marcos César Silva Valverde – Matéria Gestão pela Qualidade na Segurança Pública /
Gestão de Pessoas.

Mestre em Agronegócio, linha de pesquisa Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal de Goiás. MBA em Administração pela Fundação Getúlio Vargas – FGV.
Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Goiás. Graduado em Química Industrial pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás e graduando em Direito pela Universidade Federal de Goiás. Coordenador de Modernização e Planejamento da Polícia Civil do Estado de Goiás, Ex Coordenador de Ensino em Gestão e Pesquisa da Escola Superior da Polícia Civil e Professor.

 

 

Prof. Renato Santiago Costa Rodrigues – Análise Criminal

Possui pós-graduação em Análise Criminal pelo (a) Faculdade Serra Da Mesa. Possui pós-graduação em Unidade De Terapia Intensiva pelo (a) Pontifícia Universidade Católica De Goiás. Possui graduação em Enfermagem pelo (a) Universidade Federal De Goiás. Atualmente é instrutor de resgate pelo (a) Sistema Integrado De Atendimento Ao Trauma E Emergência, 3° sargento bm pelo(a) Corpo De Bombeiros Militar. Atuou como instrutor de resgate pelo (a) Sistema Integrado De  Atendimento Ao Trauma E Emergência, 3° sargento bm pelo(a) Corpo De Bombeiros Militar como Terceiro sargento bombeiro militar. Tem experiência na(s) área(s) de Resgate veicular, Inteligência, e outras.

 

 

Prof. Ricardo Vilaverde de Oliveira – Gestão de Projetos

Mestrando em Direção Estratégica de Engenharia de Software pela Universidade Iberoamericana do México (2015-2017), Pós Graduado em Planejamento Estratégico pela Fundação Getúlio Vargas – FGV (2014-2015), Pós Graduado em Análise Criminal com Ênfase em Docência superior pela Faculdade Albert Einstein de Brasília -DF (2014), Pós Graduado com MBA em Gestão de Software pela UniAnhanguera de Goiás (2007-2008) , Graduado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2000). Escrivão de Polícia da Classe Especial da Polícia Civil do Estado de Goiás desde 2000. Atualmente está na Coordenação de Inovação e Tecnologia da Polícia Civil do Estado de Goiás. Professor Assistente da UNIP (Univesidade Paulista) dos Cursos Superiores de Ciência da Computação, Gestão de Recursos Humanos, Farmácia e Enfermagem.
Instrutor da Escola Superior da Polícia Civil do Estado de Goiás, dos cursos de Tecnologia da Informação e Análise Criminal. Professor do Curso Superior de Polícia e Pós Graduação em Segurança Pública nos Estados de Goiás e Tocantins. Foi Coordenador de Ensino de Tecnologia da Informação da Escola Superior da Polícia Civil, Coordenador do Núcleo de Análise Criminal, Chefe do Departamento de Informática da Polícia Civil, Gerente de Desenvolvimento de Sistemas e Gerente de Atendimento na Assessoria de Informática da Secretaria da Segurança Pública de Goiás.

Prof. Rodrigo Tapia Passos de Oliveira – Inteligência Estratégica

Engenheiro de Controle e Automação (Mecatrônica – UnB/DF). Especialista em Engenharia (EMBRAER/SP). Mestre em Engenharia Mecânica e Aeronáutica (ITA/SP). Qualificado em Inteligência (3º CISP) e Análise Criminal (3º CAC) pela SSP/GO. Especialista em Inteligência Competitiva e Estratégica para a Segurança Pública (IPOG/GO). Especialista em Altos Estudos para Segurança Pública (CAESP/2017). Ocupante do cargo de Perito Criminal 1ª Classe e atualmente na função de Coordenador-Geral do Núcleo de Inteligência Estratégica da Superintendência de Polícia Técnico-Científica do Estado de Goiás.

 

 

 

 

 

 

 

Profa. Sara Costa Dutra Sôffa Rézio – Gestão de Pessoas e Psicologia das Emergências

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2009),
Especialização em Terapia Comportamental Cognitiva pela Faculdade Cambury (2012) e Especialização em Avaliação Psicológica Clínica e Institucional

pelo Instituto Educacional de Santa Catarina. Atualmente é instrutora da ESCOLA SUPERIOR DA POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE GOIÁS.

Tem experiência na área de Psicologia, tanto na área Clinica quanto na área do Trabalho e Organizacional.

 

 

 

 

 

 

Profa. Simone de Jesus – Identificação Criminal no Brasil: Novos Rumos e Perspectivas 

 

Profa. Simone Marques Rosa – Identificação Criminal no Brasil: Novos Rumos e Perspectivas

Possui graduação em licenciatura plena em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás (1991). Graduação em bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2005).
Especialista em Direito Penal pela FESURV, concluída em 2007. Especialista em Criminologia pela UFG, concluída em 2012. Mestre em História, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, concluído em 2016. Especialista em Gestão em Segurança Pública, concluída em 2017 através do convênio SAESP/ UEG.

Efetivo na Secretaria de Segurança Pública de Goiás, como Datiloscopista da Polícia Civil desde abril de 2001. Professora – titular da disciplina de Ciências Penais do curso de formação e Pós-Graduação para alunos soldados da Academia da Polícia Militar do Estado de Goiás. Professora na Escola Superior da Polícia Civil nas disciplinas de: Elementos de Segurança das Carteiras de Identidade e Ferramentas e Rotinas do Instituto de Identificação de Goiás.

 

 

Profa. Tânia Maria Resende Carvalho – Metodologia da Pesquisa Científica

Servidora efetiva do Estado de Goiás e atuando como Coordenadora de Pós-Graduação na Escola Superior da Polícia Civil de Goiás, é Coordenadora de Gestão e Pesquisa na Escola Superior da Polícia Civil do Estado de Goiás, Professora da Escola Superior da Polícia Civil de Goiás, Professora na Academia da Polícia Militar de Goiás, Instrutora na Escola de Governo Henrique Santillo, Professora na Faculdade Alfredo Nasser em Aparecida de Goiânia, Palestrante e Professora de Eneagrama. Tem experiência na área de gestão, com ênfase em Gestão Educacional, Administração de Pessoas, Comunicação, Gestão de Processos, Planejamento Estratégico e Psicologia Organizacional. Atua principalmente com os seguintes temas: professora de Eneagrama, gestão empresarial, administração, planejamento estratégico, liderança, gestão de equipes, relacionamento interpessoal, comportamento organizacional, empregabilidade,

 

inteligência multifocal, gestão do conhecimento, ensino/aprendizagem, psicologia organizacional, didática, metodologia Cientifica.

 

 

 

 

 

Prof. Walter Toledo – Contra Inteligência

 

Profa. Wanessa Borges Lobo – Investigação Criminal

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2010). Pós-graduação em Ciências Penais. Está cursando MBA de Inteligência em Segurança Pública. Atualmente é agente de policia – Polícia Civil do Estado de Goiás, lotada na Gerência de Operações de Inteligência e professora da Escola Superior da Polícia Civil do Estado de Goiás, disciplinas Investigação de Homicídio e Latrocínio, Local de Crime, Investigação de Tráfico de Drogas, Relatório Policial, Aspectos Jurídicos e Procedimentos Práticos da DPCA.