GOIÂNIA 20/11/2017

Coordenação De Ensino Técnico Operacional

Fonte: A A A

Sobre a Coordenação

A Coordenação de Ensino Operacional destina-se à formação e capacitação dos operadores da segurança pública para as práticas policiais. Repassa ao operador o conhecimento necessário para o pleno exercício de sua função, preservando assim, sua integridade física, mental e jurídica, ao mesmo tempo em que se respalda para uma prestação do serviço de segurança pública de qualidade.

Contato: (62) 3201-2466

e-mail: ceto.espc@gmail.com

Sobre o Coordenador

Ricardo Fernandes da Silva. Agente de Polícia Classe especial I.

Atuação como agente de polícia

Trabalhou no 8ºDRP, 4ª DRP de Aparecida de Goiânia, 2º DRP, DENARC, GT3, DEIC, DERFRVA, Superintendência de Polícia Judiciária, Instrutor da Gerência de Ensino Policial Civil e atualmente, Coordenador de Ensino Operacional.

Atuação como Instrutor de Tiro

• Idealizou os Cursos Operacionais da Polícia Civil.
  • Idealizou e Criou o Complexo de Treinamento Operacional da Polícia Civil do Estado de Goiás.
  • Curso de Formação de Delegados, Agentes e Escrivães: Academia de Polícia Civil-GO, entre os anos de 2001 e 2008.
  • Curso Superior de Polícia: Academia de Polícia Civil-GO, entre os anos de 2001 e 2011.
  • Curso de Operações Táticas: Academia de Polícia Civil-GO, entre os anos de 2001 e 2012.
  • Curso de Adentramento de Alto Risco: Academia de Polícia Civil-GO, entre os anos de 2001 e 2012.
  • Curso de Habilitação em Armamento: revólver, pistola, submetralhadora, carabina, fuzil: Academia de Polícia Civil – GO, entre os anos de 2001 e 2012.
  • Curso de Aperfeiçoamento Policial Civil: Academia de Polícia Civil  – TO, 2006.
  • Curso de Formação de Agente e Vigilante Penitenciário: CESEPE-GO, 2009.
  • Curso de Armamento para Ministério Público: Academia de Polícia Civil _ GO, nos anos de 2012 e 2013.
  • Curso de Armamento para Bombeiro Militar: Academia de Bombeiro Militar-GO, nos anos de 2012 e 2013.
  • Curso de Proteção e Segurança de Dignitários: Gabinete Militar do Estado de Goiás, 2013.

Cursos realizados:

• Manuseio e Prática de Tiro – Academia de Polícia Civil de Goiás, 2001.
  • Curso de Tiro Defensivo na Preservação da Vida – Método Giraldi: Ministério da Justiça, 2002.
  • Curso Básico de Primeiros Socorros  – Gerência de Ensino Bombeiro Militar de Goiás, 2003.
  • Curso de Tiro Defensivo – Método Giraldi: Polícia Militar do Estado de São Paulo, 2005.
  • Curso Sistema de Comando de Incidente: Ministério da Justiça, 2007.
  • Curso de Instrutor de Tiro: Polícia Militar de Goiás, 2007.
  • Curso Formação de Formadores, SENASP, 2007.
  • Curso Investigação Criminal: SCOTLAND YARD, Londres, 2011.
  • Curso de Técnicas de Interrogatório, Crimes Cibernéticos, Funcionamento da Polícia Técnico: Polícia Judiciária Francesa, 2011.

Condecorações e Elogios:

• Colaborador Benemérito: ROTAM/PM/GO, 2002.
  • Colaborador Benemérito: Polícia Militar/GO,2003.
  • 3º Conferência Executiva de Segurança Pública para América do Sul: Secretaria de Segurança Pública do Paraná/PR, 2005.
  • GRÃO-MESTRE DA ORDEM DO MÉRITO TIRADENTES, CONCEDE O GRAU DE COMENDADOR: Polícia Militar/GO,2010.
  • COMENDA JOSÉ DE ALENCAR: Guarda Municipal de Aparecida de Goiânia-GO, 2011
  • MEDALHA DO MÉRITO LEGISLATIVO “PEDRO LUDOVICO TEIXEIRA”: Assembléia Legislativa do Estado de Goiás, 2012.

Link para Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1962349209013014